Agentes de combate a endemias vistoriam mais de 8 mil imóveis durante 3ª edição do Mutirão de Goiânia

Ação de rotina foi intensificada entre os dias 8 a 14 de abril na região do evento, com objetivo identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e orientar moradores

16 de abril de 2024 às 08:03

Foto: SMS

Durante a 3ª edição do Mutirão de Goiânia, realizado neste fim de semana (13 e 14/4), no Residencial Jardins do Cerrado 4, os agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vistoriaram 8.558 imóveis. Essa ação de rotina foi intensificada pelos profissionais do Distrito Sanitário em Saúde da Região Oeste com objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e informar os moradores sobre os cuidados com as doenças transmitidas pelo vetor, como dengue, chikungunya e zika.

Desde o início do ano, os agentes já realizaram 843.633 visitas domiciliares, seguindo um ciclo de visitação a cada dois meses, com uma efetividade entre 70% e 75%.  O secretário municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, ressalta a importância dessas visitas domiciliares.

“Esse trabalho é feito por profissionais preparados para contribuir e orientar de forma correta os moradores e evitar a proliferação do mosquito na nossa cidade”, afirma. “A dengue é uma doença perigosa, com muitos sintomas, e, se não tratada corretamente, pode até levar à morte. O combate ao mosquito começa dentro de casa, com os cuidados e apoio de cada um de nós”, enfatiza Pollara.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 75% dos focos do mosquito estão nos quintais das residências. “Nosso pedido é  que a população cuide do seu quintal, principalmente para não deixar água parada que possa acumular em pratinhos de plantas, vasos, ralos, pneus, calhas ou tampas de garrafas”, ressalta.

Boletim Epidemiológico Arboviroses

Conforme o último Boletim Epidemiológico Arboviroses Goiânia já registrou 11.751 casos de dengue e seis óbitos confirmados. Além disso, há 296 casos de chikungunya registrados e 11 casos de zika em investigação pela SMS.

Recomendações:

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Tags: