Lançamento reúne autoridades do setor cultural nas diversas esferas vai apresentar as ações previstas para o ano do Tricentenário na antiga capital goiana
O lançamento oficial da agenda comemorativa pelos 300 anos da Cidade de Goiás será realizado na próxima quarta-feira (27), às 9h, na sede do Iphan, em Goiânia. O evento reunirá autoridades estaduais, municipais e representantes de instituições ligadas ao patrimônio histórico e cultural para a apresentação das ações, obras e projetos que integram o programa Goiás 300 anos, celebrado em 2027. Entre os confirmados, o superintendente do Iphan Goiás, Gilvane Felipe.
A programação contará com apresentação cultural dos Seresteiros de Vila Boa, exibição de vídeo institucional sobre o tricentenário, pronunciamentos de autoridades e coletiva de imprensa. O espaço será ambientado com referências à cultura vilaboense e receberá os convidados com café da manhã composto por quitandas e doces típicos da cidade.
A Cidade de Goiás celebra, em 2027, três séculos de história, tradição e patrimônio cultural. As comemorações vêm sendo estruturadas como um projeto coletivo de valorização e desenvolvimento do município, envolvendo diferentes secretarias, instituições e representantes da sociedade civil. Como primeiro passo para a organização da agenda do tricentenário, a Prefeitura de Goiás instituiu a Comissão dos 300 anos, responsável por preservar a memória histórica da cidade e projetar ações estratégicas para o futuro do município.
Segundo o prefeito Aderson Gouvea, a proposta é transformar o tricentenário em um marco permanente para a cidade. “O ano de 2027 será inteiramente pensado de forma celebrativa pelos 300 anos da Cidade de Goiás. Queremos envolver toda a programação cultural e os grandes eventos que já fazem parte da nossa identidade, como o Carnaval, o Fogaréu e o FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental), fortalecendo ainda mais o sentimento de pertencimento e valorização da nossa história”, afirma.
Ações
Entre as ações previstas para o período estão obras estruturantes, como a construção de um portal de entrada da cidade, instalação de um obelisco comemorativo, projetos de revitalização urbana e a despoluição do Rio Vermelho em todo o seu curso. Um dos principais destaques é a parceria com a Saneago para a retirada dos esgotos até 2027, medida considerada estratégica para a preservação ambiental, valorização da paisagem urbana e melhoria da qualidade de vida da população.
“Queremos que os 300 anos deixem legados concretos para Goiás. A despoluição do Rio Vermelho é uma dessas prioridades, assim como ações de preservação da memória, valorização cultural e fortalecimento do turismo”, destaca o prefeito Aderson.
A programação também prevê iniciativas voltadas à preservação da memória da antiga capital goiana, como a elaboração de um livro iconográfico e uma coletânea de fotografias sobre a história do município. Paralelamente, a gestão municipal defende, junto ao Governo de Goiás e à Assembleia Legislativa, uma pauta de reparação histórica relacionada aos impactos decorrentes da transferência da capital estadual em 1937.
“O tricentenário será uma oportunidade de projetar Goiás para além de suas fronteiras. Queremos consolidar a cidade como referência turística e cultural, e reafirmar nosso papel como guardiã da memória do povo goiano”, ressalta Aderson Gouvea.
A escolha da sede do Iphan para o lançamento oficial da agenda dos 300 anos também simboliza o reconhecimento da importância histórica da instituição na preservação da cidade, tombada como patrimônio nacional e posteriormente reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
“O Iphan teve papel fundamental para preservar a essência da Cidade de Goiás e garantir que nossa história fosse reconhecida nacional e internacionalmente. Por isso, faz todo sentido que este lançamento aconteça aqui, em parceria com uma instituição tão importante para a trajetória da nossa cidade”, conclui o prefeito.
Coletiva de Imprensa
O que: Lançamento oficial da agenda comemorativa dos 300 anos da Cidade de Goiás com coletiva de imprensa
Data: 27/05/2026
Horário: 9 horas
Local: Sede do Iphan em Goiânia – Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, nº 210, Setor Central