Prefeitura de Goiânia realiza Mutirão TransViver em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

29 de janeiro de 2026 às 10:19

Ação oferece serviços de assistência social, saúde, assistência jurídica e qualificação profissional na sede da Semasdh, no Setor Central

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, realiza nesta sexta-feira (30/1) o Mutirão de Serviços TransViver. A ação, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, acontece das 9h às 16h, na sede da Semasdh, no Setor Central.

O evento tem o objetivo de ampliar o acesso a direitos, promover cidadania e ofertar atendimento humanizado à população trans e travesti, enfrentando desigualdades históricas no acesso à documentação civil, saúde, qualificação profissional e mercado de trabalho. Embora voltado prioritariamente a pessoas trans, o mutirão também é aberto a toda a comunidade LGBTQIA+.

Durante o TransViver, serão ofertados serviços de orientação jurídica e regularização de documentos, testagem rápida e vacinação, além de acolhimento em saúde. Também haverá inscrições em cursos de qualificação profissional, encaminhamentos para oportunidades de emprego, atendimento do Cadastro Único e acesso a benefícios sociais.

Um dos momentos centrais da ação será a entrega das certidões de nascimento retificadas às pessoas previamente inscritas no Mutirão de Retificação de Prenome e Gênero, representando o reconhecimento institucional da identidade de pessoas trans e o fortalecimento do acesso a políticas públicas e direitos fundamentais.

O evento contará com a presença de autoridades do Executivo municipal, do Judiciário, da Defensoria Pública, além de representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais. A iniciativa integra uma articulação intersetorial entre diferentes órgãos públicos, reafirmando o compromisso da gestão municipal com os direitos humanos, a diversidade, a equidade e o combate à discriminação.

Para participar, não é necessário agendamento prévio. O atendimento acontece por ordem de chegada, das 9h às 16h, na sede da SEMASDH, localizada na Rua 4, 1054, Setor Central. O mutirão é voltado prioritariamente à população trans e travesti, mas toda a comunidade LGBTQIA+ será atendida.

Foto: Internet/ Divulgação

Legenda: Mutirão TransViver será realizado em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) – Prefeitura de Goiânia