Festejo da cultura popular percorre bairros com expressões de devoção, louvores e rezas
O coletivo de foliões Estrela Guia realiza a tradicional Folia de Reis em Aparecida de Goiânia. O festejo católico, tradicional na cidade, será realizado com louvores, danças e rezas.
O início será na quinta-feira, 15, às 8h, na casa de um casal de foliões, no Jardim Alto Paraíso. No bairro serão realizadas duas paradas para louvores e reza. O tradicional almoço será servido às 12h.
O primeiro dia de folia encerra às 18h no Bairro Independência. Na sexta-feira, 16, o festejo começa às 12h, no Setor Nova Cidade com a final às 18h no Setor Garavelo.
No sábado, 17, a folia começa às 12h no Jd Alto Paraíso. De lá, os foliões seguirão para Cromínia, cidade onde o festejo será encerrado às 18h.
Folia de Reis
A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus na manjedoura. De acordo com história bíblica, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.
Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
Folia de Reis Estrela Guia
O grupo Estrela Guia é formado por um embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os três reis magos. Eles percorrem as ruas e visitam as casas daqueles que desejam receber a visita da folia.
O festejo é realizado com louvores, danças e rezas. No trajeto, o festejo inclui as paradas em casas ou fazendas, com o tradicional almoço ou jantar aos participantes.
As roupas usadas pelos foliões sempre são coloridas. Os instrumentos musicais mais utilizados são a viola, reco-reco, sanfonas, pandeiros e gaitas. Os “palhaços ” da Folia de Reis representam os soldados do Rei Herodes, por isso usam “máscara” e “porrete”, simbolizando o terror que os soldados despertavam no povo.