Prefeitura de Goiânia alerta para prevenção à dengue no período chuvoso

11 de janeiro de 2026 às 09:06

Especialistas afirmam que combate ao mosquito é fundamental para evitar nova epidemia da doença. Mais de 150 atendimentos a pacientes com sintomas de dengue foram realizados na primeira semana epidemiológica de 2026

Especialistas da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) alertam para o fortalecimento do combate à dengue no município no período chuvoso. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flávio Toledo, a colaboração da população é fundamental para evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

“Nesta época de abundância de chuvas, o cuidado com a dengue precisa ser prioridade em todas as casas, para que a gente consiga controlar o avanço da doença”, disse o superintendente. “Nossa orientação é que toda extensão interna e externa dos imóveis seja regularmente inspecionada, para evitar o acúmulo de água e a formação de criadouros para proliferação do mosquito”, destaca Flávio Toledo.

Na primeira semana epidemiológica do ano de 2026, que vai de 01 a 08 de janeiro, 159 atendimentos a pacientes com dengue foram realizados na rede de urgência e emergência da capital. “Não há um aumento de casos ou da demanda por atendimento ainda, mas é preciso que toda a sociedade esteja engajada”, afirma o médico e assessor técnico da SMS Frank Cardoso. “Sabemos que há uma elevação típica de casos da doença nos primeiros meses do ano, que pode levar a cidade a uma epidemia de dengue, com aumento abrupto da demanda por leitos, exames e atendimento emergencial”, disse o médico.

“Por isso, reforçamos o alerta. A dinâmica de transmissão da doença está diretamente ligada ao comportamento cotidiano das pessoas e às condições dos ambientes privados, onde o poder público não consegue atuar de forma permanente”, ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde.

Cuidados
Entre os cuidados destacados pela SMS, está a limpeza de calhas e ralos e a utilização de tampas nas caixas d’água. “Os imóveis com piscinas devem ter a água regularmente tratada com cloro, além de limpar as paredes e o fundo das piscinas e filtrar e recircular a água sempre que possível”, disse Flávio Toledo.

Entre as principais medidas para evitar a formação de criadouros estão ainda o descarte adequado de pneus, garrafas pet, recipientes e entulho e a manutenção de pratos e vasos de plantas com areia. “A população deve sempre receber a visita dos agentes de combate às endemias, que não estão ali para punir os moradores, mas para orientar e inspecionar com olhar criterioso todo o imóvel”, completa o superintendente.

Fotos: SMS

Legenda: Equipes de agentes de combate às endemias em visitas domiciliares para controle de vetores da dengue

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia