As limitações para as propagandas eleitorais físicas em conjunto com a pandemia de Coronavírus vão dificultar o pedido de voto dos candidatos a vereador, que são “os políticos mais próximos do eleitor brasileiro”.
A advogada especialista em Direito Eleitoral Brenda Quadros e o advogado eleitoralista Leon Safatle conversaram sobre o tema durante a live da Megasoft Informática realizada na última quinta-feira, dia 24 de setembro.
De acordo com a especialista, a própria concepção do pleito será diferente, por causa do adiamento das eleições municipais e por causa da situação pandêmica.
Brenda, porém, avalia que as principais mudanças foram o fim das coligações proporcionais, a limitação de tamanho de adesivos e a proibição de outdoors, que estão valendo para a eleição municipal deste ano como um teste para as eleições gerais de 2022. “As limitações são anteriores à pandemia e visam uma campanha mais limpa, por causa da impossibilidade de usar cavaletes e adesivos maiores, e também mais barata, porque a maioria dos candidatos terá acesso somente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fefc)”, comentou.
Diante dessa situação, a especialista acredita que a efetividade da campanha virtual será ainda maior e mais inclusiva, já que muitos candidatos não tinham acesso à uma grande quantidade de material gráfico. “Eles terão a possibilidade de alcançar o eleitorado pela internet”, conclui.
Tags: Campanha Eleitoral, campanha virtual, Direito Eleitoral, Eleições 2020, Novas regras