Goiânia amplia ações de arborização com projetos de educação ambiental

1 de janeiro de 2026 às 08:58

Iniciativas incentivam plantio de espécies nativas do Cerrado e estimulam participação da população pelo app Goiânia 24h

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), promoveu, em 2025, diversas ações ambientais com o intuito de desenvolver a biodiversidade e preparar Goiânia para os desafios ambientais das próximas décadas. Entre essas iniciativas está o Programa Goiânia + Verde, lançado em outubro deste ano, que amplia a cobertura vegetal da capital com o plantio de espécies nativas do Cerrado em vias públicas, parques, áreas de preservação permanente e equipamentos comunitários.

Nos últimos dois meses, o programa já promoveu o plantio de 2.310 mudas em diferentes regiões da cidade, resultado do trabalho das equipes técnicas da Amma, que avaliam a condição das calçadas, definem as espécies adequadas para cada localidade e realizam o plantio. Em paralelo, foi realizada a distribuição de 7.927 mudas diretamente à população, em ações da Prefeitura e atividades ambientais realizadas ao longo de 2025.

Segundo o prefeito Sandro Mabel, a meta é plantar 400 mil mudas até o fim do mandato, colocando Goiânia como referência mundial em arborização urbana. O planejamento também inclui a recomposição ecológica de ambientes estratégicos, com plantio de 3,7 mil espécies nativas no Parque das Flores; 800 mudas adaptadas ao solo brejoso do Parque Sebastião Júlio Aguilar; 1,5 mil espécies no Córrego Rosão; e 820 mudas voltadas para áreas alagadas na Lagoa Vargem Bonita.

As ações do programa contribuem ainda para combater a erosão, estabilizar o solo e reduzir riscos de incêndios recorrentes. O plantio de espécies adaptadas ao Cerrado fortalece o manejo ambiental e a prevenção de queimadas, além de proteger recursos hídricos ao funcionar como filtro natural contra sedimentos e poluentes.

Para o diretor de Áreas Verdes da Amma, Luciano Andrade, iniciativas desse tipo formam uma geração mais conectada ao território e à natureza. “Criamos ainda o Disque Goiânia + Verde, que já está disponível no aplicativo Goiânia 24h, onde os moradores podem solicitar diretamente a avaliação e o plantio de espécies nativas em suas calçadas, preenchendo um formulário sobre as características do local. A partir daí, técnicos da Amma definem a espécie ideal e agendam o plantio, garantindo padronização e segurança no processo”, explica.

Fotos: Amma

Legenda: Iniciativas incentivam plantio de espécies nativas do Cerrado e estimulam participação da população pelo app Goiânia 24h

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia