Prefeituras e Câmaras clientes da Megasoft recebem Prêmio Transparência do TCM-GO

23 de dezembro de 2025 às 08:13

Iniciativa reconheceu municípios que se destacaram na oferta de informações públicas e no cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública

Usuários de soluções tecnológicas da Megasoft foram destaque na Premiação da Transparência dos Municípios Goianos, iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) que reconheceu prefeituras e câmaras municipais que se destacaram na oferta de informações públicas e no cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Das cinco prefeituras goianas vencedoras do Ranking da Transparência 2025, na Categoria Ouro, quatro são clientes da Megasoft, o que corresponde a 80% das premiadas.

Entre as Câmaras Municipais, das cinco contempladas na Categoria Ouro, três usam as ferramentas de tecnologia da Megasoft. A solenidade de premiação foi realizada na terça-feira (16/12), quando foram entregues os Selos Diamante, Ouro e Prata, além da Premiação Top 5 da Transparência, que destaca os maiores índices gerais de transparência, independentemente da categoria, evidenciando a excelência na divulgação das informações públicas e o fortalecimento do controle social.

Durante a solenidade, foram entregues os Selos Diamante, Ouro e Prata, além da Premiação Top 5 da Transparência, que destaca os maiores índices gerais de transparência, independentemente da categoria, evidenciando a excelência na divulgação das informações públicas e o fortalecimento do controle social.

Diretor Técnico da Megasoft, José Hosanan destaca que as soluções tecnológicas da empresa propiciam aos gestores a oportunidade de colocar em prática requisitos estabelecidos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). “Considero uma demonstração de que nosso sistema realmente tem atendido aos objetivos da Atricon”, analisa José Hosanan, acrescentando que os dados têm sido disponibilizados com tempestividade, de modo que a sociedade possa acompanhar à medida que os atos vão acontecendo.

José Hosanan observa que todo ano são feitos ajustes e atualizações e que a tecnologia disponibilizada para os clientes é a melhor do mercado. “Estamos sempre em busca de melhorias para poder dar o máximo de transparência e de aderência às normas, com uma equipe muito qualificada, sempre procuramos os melhores profissionais do mercado”, justifica.
Confiabilidade das informações

Prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar relata que o sistema da Megasoft tem contribuído de forma relevante para a implantação e a manutenção dos instrumentos de transparência do município, sobretudo pelo suporte técnico prestado e pelo acompanhamento contínuo dos processos. “Esse apoio tem possibilitado maior organização, atualização e confiabilidade das informações disponibilizadas à sociedade”, ressalta o gestor, acrescentando que a atuação próxima da equipe técnica favorece a agilidade na atualização dos dados e auxilia no correto atendimento às exigências dos órgãos de controle. “De maneira geral, esse suporte tem colaborado para o fortalecimento das práticas de transparência e para o aprimoramento contínuo da gestão municipal”, resume.

Avelar diz que considera a transparência um dos alicerces de uma administração pública comprometida com a responsabilidade, a legalidade e o interesse coletivo. “Ao garantir à população o acesso claro e contínuo às informações sobre a gestão e a aplicação dos recursos públicos, fortalecemos o controle social e promovemos uma relação de confiança entre o Poder Público e os cidadãos”, detalha o prefeito. “Na condução da gestão municipal de Jaraguá, entendo que a ampla divulgação dos atos administrativos vai além do mero cumprimento das normas legais, representando um compromisso permanente com a ética, a eficiência e os princípios da boa governança”, conclui.

O presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim de Castro, destaca que a transparência é um instrumento essencial para prevenir irregularidades, fortalecer a confiança da sociedade nas instituições públicas e garantir que as ações do poder público sejam acompanhadas, compreendidas e avaliadas pelos cidadãos. “A ampla divulgação das informações públicas, de forma acessível, com linguagem simples, contribui para o aprimoramento da gestão, para o fortalecimento do controle social e para que as políticas públicas produzam impactos positivos e concretos na vida da população”, acredita Joaquim de Castro.