Reestruturação da Rede Municipal de Ensino tem como objetivo a ampliação do acesso de crianças e adolescentes, mais recursos tecnológicos a serviço da educação, além de investimento para garantir a distribuição de uniformes e kits escolares; ações garantem excelência no ensino público da capital
A Rede Municipal de Ensino de Goiânia inicia 2026 com uma série de investimentos estruturais, tecnológicos e administrativos que vão ampliar o acesso, modernizar escolas e fortalecer a qualidade do ensino. Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está engajada na reestruturação da rede, com várias ações para ampliar o acesso e aperfeiçoar os serviços oferecidos aos goianienses.
Em 2025, a atual gestão ampliou em 10 mil as vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas escolas do município, obtendo um avanço considerado em uma das principais demandas da população. Para 2026, a prefeitura trabalha para aumentar ainda mais esse número. Nas últimas semanas, foram concluídas a construção de 55 novas salas de aula, que permitirão atender 1,2 mil crianças, principalmente na Educação Infantil. As unidades começarão a operar já no início do ano letivo, em 20 de janeiro.
Acesso universal
As novas salas estão distribuídas por todas as regiões da capital e priorizam áreas onde há maior demanda por vagas. Segundo a SME, a expansão faz parte de um conjunto de ações que visam garantir o acesso universal e o acolhimento nas unidades escolares.
Além disso, a Prefeitura prevê a construção de 60 novas salas ao longo de 2026, distribuídas em 60 unidades educacionais, com a criação de 1.080 vagas adicionais para a Educação Infantil. Em regiões sem prédios públicos disponíveis para novas unidades, oito processos de locação de imóveis estão em andamento, o que deve gerar mais 1.900 vagas.
Com reorganização de espaços e otimização de estruturas, a SME disponibilizará, ao todo, 13.808 vagas em Cmeis e Educação Infantil nas Escolas – 7.719 em Cmeis e 6.089 em unidades escolares , atendendo crianças de 6 meses a 5 anos. Para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, serão 9.664 vagas.
A secretária de Educação, Giselle Faria, afirma que a meta é acolher todas as crianças em idade escolar. “Estamos trabalhando para que ninguém fique sem vaga na rede municipal. A entrega dessas 55 salas e as ampliações previstas mostram o compromisso da gestão com uma educação pública acolhedora, moderna e acessível”, frisa.
Ensino com tecnologia
O pacote de investimentos de 2026 também reforça a modernização tecnológica da rede. A SME já iniciou a instalação de 1.440 lousas digitais em escolas, além da distribuição de tablets e notebooks para a comunidade escolar.
A atual gestão também planeja integrar ferramentas de inteligência artificial às rotinas pedagógicas e administrativas, ampliando recursos para professores e estudantes. A proposta é que, com mais investimento em tecnologias, o ensino municipal possa desenvolver ainda mais as habilidades das crianças e adolescentes, ampliar o acesso à informação e tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.
Distribuição de uniformes e kits de material escolar
A distribuição de uniformes e kits de material escolar pela Rede Municipal de Ensino de Goiânia promove equidade no acesso e permanência dos estudantes. Ao padronizar a vestimenta, o uniforme reforça identidade escolar, facilita a segurança e a organização nas unidades e reduz desigualdades visíveis entre os alunos.
Os kits de materiais garantem itens essenciais para as atividades pedagógicas, evitando interrupções de aprendizagem por falta de recursos básicos. A medida sinaliza compromisso da gestão com inclusão, qualidade e desempenho acadêmico, ao assegurar condições mínimas e iguais para todos os estudantes da RME.
Todas essas ações fazem parte da reestruturação administrativa da educação, que pretende aprimorar a eficiência e o uso dos recursos públicos. A meta principal deste processo é garantir uma educação de qualidade e eficiente, com recursos tecnológicos, inclusiva e que garanta formação e oportunidades para todas as crianças de nosso município.
Fotos: SME
Legenda: Goiânia planeja 2026 com expansão de vagas na Educação e mais tecnologia em sala de aula
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia