Prefeitura de Goiânia amplia para oito os Centros Municipais de Vacinação

18 de novembro de 2025 às 14:12

Unidades funcionam diariamente, inclusive aos domingos e feriados, das 8h às 17h, para garantir acesso contínuo às vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou para oito o número de Centros Municipais de Vacinação, com atendimento todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 8h às 17h. Iniciativa é parte da estratégia da atual gestão para ampliação das coberturas vacinais no município.

“A mudança visa facilitar o acesso da população aos imunizantes, com maior número de pontos em horários alternativos, o que garante atendimento mais ágil a quem não consegue buscar o serviço nos dias e horários em que tradicionalmente as salas de vacinas estão abertas”, informou o secretário de saúde, Luiz Pellizzer.

A SMS distribuiu os pontos com a oferta de imunizantes diariamente por todas as regiões da capital. “Nós buscamos adequar a oferta de vacinação ao cotidiano e às necessidades da população. Quem está na região noroeste de Goiânia e quer se vacinar no domingo, por exemplo, não precisa mais se deslocar até o setor Pedro Ludovico”, destacou Luiz Pellizzer.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Flaviane Lemos, as unidades já estão em funcionamento estendido e preparadas para atender a população. “Os novos centros municipais de vacinação estão abastecidos com as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações e as equipes estão preparadas para garantir atendimento, registro, avaliação da situação vacinal e orientações aos goianienses”, disse a diretora.

Estratégia
A iniciativa é parte da estratégia da atual gestão para ampliação das coberturas vacinais no município. Entre as ações já implementadas, estão aumento na abertura de pontos de vacinação, de 29 para 62; contratação de 98 profissionais de saúde para reforçar as escalas das unidades e oferta de imunizantes em locais alternativos como shopping centers, centros de educação infantil e o zoológico.

A série de iniciativas já resultou em aumento de 82% no total de doses de imunizantes aplicadas em 2025. Neste ano, 1.096.625 doses de vacinas foram administradas na capital entre os meses de janeiro e outubro. No mesmo período do ano passado, 601.064 doses haviam sido aplicadas no município.

Confira os endereços dos Centros Municipais de Vacinação: