Kitão avança com projeto de implementação de postos de recargas para veículos elétricos

Projeto é do vereador Lucas Kitão e permite a implementação destes postos de recarga em pontos públicos que são estratégicos para a cidade

17 de novembro de 2025 às 13:01

O plenário da Câmara de Goiânia iniciou a discussão sobre a implementação de postos de recarga de veículos elétricos em locais públicos na cidade de Goiânia na última semana. O projeto é do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e foi aprovado por unanimidade no plenário. 

A proposta de Kitão é regulamentar, em lei, a instalação destes locais com recarga elétrica para veículos movidos a propulsão elétrica e híbrida em praças, parques e estacionamentos.

Segundo o parlamentar, a instalação destes locais de recarga é mais um passo para colocar a capital no mapa das Smart Cities e valorizar o uso destes veículos que já se tornaram realidade em Goiânia e em todo o Brasil.

Quase 15 mil unidades

O parlamentar cita o exemplo da capital, que já se tornou a 8ª cidade com o maior número de venda de carros elétricos e cita um levantamento da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE). Conforme os dados, até maio deste ano Goiânia tinha 4% de todo o mercado de veículos elétricos, com 6,8 mil automóveis vendidos e o estado já chegou a 14,8 mil veículos comercializados.  

“É uma demanda que está crescendo e temos que nos preparar. A criação de uma infraestrutura de recarga, com hubs de carregamento que precisam de uma rápida expansão no Brasil, principalmente em locais estratégicos como postos de combustíveis, estacionamentos de aeroportos, shoppings e áreas públicas da cidade”, defendeu.

Após sua aprovação em primeira discussão, o projeto segue em tramitação na Câmara de Goiânia.

Tags: ,