Temporal com granizo e ventos fortes causa estragos em Goiânia; Marginal Botafogo segue interditada

24 de setembro de 2025 às 08:13

Chuva intensa em apenas 1h30 superou a média prevista para todo o mês de setembro; equipes da Prefeitura trabalham para liberar vias e minimizar os danos.

A forte chuva que atingiu Goiânia na tarde desta terça-feira (23/9) provocou alagamentos, quedas de árvores, rompimento de adutora e interdições em diferentes pontos da capital. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o volume chegou a 78 milímetros em algumas regiões, número superior à média histórica de 52,8 mm prevista para todo o mês de setembro. Os ventos chegaram a 35 km/h e houve registro de granizo.

O prefeito Sandro Mabel acionou o Gabinete de Crise e acompanha de perto os trabalhos das equipes municipais, que atuam desde o fim da tempestade. Defesa Civil, Seinfra, Comurg e Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) estão mobilizadas para liberar vias, remover entulhos e oferecer apoio direto à população.

Principais ocorrências

• Marginal Botafogo: continua interditada em diferentes pontos devido ao transbordo e queda de muro. No sentido Norte/Sul, próximo à Rua 44, houve cedimento de gabiões e trincamento do asfalto.

• Avenida Vera Cruz (Setor Guanabara): rompimento de adutora da Saneago causou alagamento. O trânsito foi parcialmente liberado, com duas faixas já em funcionamento.

• Árvores caídas: a Comurg registrou até as 19h de ontem 23 ocorrências em diferentes bairros, principalmente nas regiões Sul e Leste.

• Ruas interditadas:

• Rua 20: interdição total por queda de fiação elétrica.

• Rua 12 com Rua 6 (Conjunto Castelo Branco): bloqueio por queda de árvore e fios.

Trabalhos emergenciais

Equipes da Seinfra realizam a desobstrução de bocas de lobo e limpeza de ruas. Apenas em 2025, já foram feitas mais de 24 mil limpezas de bocas de lobo e quase 80 km de ramais, medidas consideradas essenciais para reduzir alagamentos.

A Comurg atua com caminhões e máquinas pesadas para retirada de entulhos e cascalho. Já a SET mobilizou todo o efetivo para restabelecer o funcionamento dos semáforos e organizar desvios.

A Prefeitura de Goiânia informou que segue em “atuação preventiva e de resposta rápida” para reduzir os impactos do período chuvoso e que divulgará um balanço completo das ocorrências após a conclusão dos atendimentos.