Com preço acessível e riqueza nutricional, a banana se consolida como prova de que cuidar da saúde pode custar pouco
A banana é uma das frutas mais populares do mundo, um verdadeiro símbolo de energia e saúde, marcando forte presença até mesmo na cultura pop. Por sua importância, ela tem um dia próprio para ser celebrada globalmente: o Dia Mundial da Banana, comemorado em 22 de setembro. O Brasil se destaca como o quinto maior produtor global, com uma produção que supera a marca de 7 milhões de toneladas por ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que a consolida como uma peça-chave na economia e na alimentação nacional. Os brasileiros, inclusive, consomem em média mais de 27 quilos de banana por ano, fazendo dela a fruta com maior espaço nas mesas do país.
Muito além de sua magnitude, a banana é um verdadeiro superalimento, sendo rica em nutrientes essenciais. A fruta é uma excelente fonte de potássio, fundamental para a saúde muscular e a regulação da pressão arterial. Além disso, é riquíssima em fibras, que auxiliam na digestão e promovem a sensação de saciedade. É, ainda, uma aliada na saúde mental, ao conter triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.
Apesar de sua popularidade, muitos dos seus benefícios são subestimados, algo analisado pela professora de Nutrição da Estácio, Mariana Guedes. “A ideia de que a banana engorda é um mito que precisa ser desfeito. O que determina o ganho de peso é o balanço calórico total da dieta. Uma banana comum tem, em média, 100 calorias, um valor bastante razoável e que se encaixa em qualquer plano alimentar”, explica a docente.
Benefícios além da energia
A banana é tão acessível que, por vezes, seu valor nutricional é ignorado. Além de ser uma aliada de atletas e pessoas que buscam mais energia, ela desempenha um papel fundamental na nutrição infantil, conforme explica a nutricionista. Segundo dados do Ministério da Saúde, a fruta é o alimento mais consumido por crianças de 6 a 23 meses no país, tendo um papel central na nutrição nos primeiros anos de vida.
A versatilidade da fruta é outro ponto que a torna uma escolha inteligente. “Nós temos mais de 20 variedades que se adaptam a diferentes preparos. A banana-da-terra, por exemplo, é muito usada em pratos salgados, enquanto a banana-prata e a nanica são perfeitas para vitaminas, bolos e sobremesas. A casca da banana também tem nutrientes, é rica em fibra e pode ser utilizada em preparações, como farofas ou até em doces, o que é uma forma de fazer o uso integral do alimento e evitar o desperdício”, ressalta Mariana.
Entre essas mais de 20 variedades, se destacam ainda tipos como a banana-maçã, conhecida pelo aroma adocicado e polpa macia, a banana-ouro, a menor de todas e bastante doce, e a banana-figo, de casca mais escura e sabor intenso. Há também variedades regionais menos conhecidas, como a banana-pacovã e a banana-sapucaia, são muito consumidas na região Norte do Brasil. Essa diversidade faz com que a fruta seja encontrada o ano todo e possa ser incorporada em preparos doces, salgados e até bebidas, se consagrando como um dos alimentos mais versáteis da dieta brasileira.
Em sua simplicidade, a banana prova que não é preciso gastar muito para se alimentar bem e obter uma dose diária de vitaminas e minerais que impactam desde a nossa energia física até o nosso bem-estar emocional.