Goiânia realiza busca ativa de jovens e adultos para vagas no EJA

8 de junho de 2025 às 09:22

Estudantes podem ser matriculados a qualquer momento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sem exigência de documentação escolar, apenas com documentação pessoal e comprovante de endereço

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove a busca ativa de jovens e adultos para preencher vagas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais. As matrículas estão abertas desde o início do ano e podem ser realizadas a qualquer momento do ano letivo na unidade escolar da preferência do estudante. São 16 escolas espalhadas por diferentes regiões de Goiânia. Com professores qualificados, os alunos têm direito ao jantar, material escolar e uniforme gratuitos.

A busca ativa escolar consiste em uma estratégia da administração educacional que tem como objetivo diminuir a evasão escolar, por meio de estreitamento de laços com a comunidade escolar, visitas, rodas de conversa, mapeamento do público-alvo e demais atividades que envolvem servidores da educação, professores e estudantes.

Para se matricular na EJA, o estudante deve possuir pelo menos 15 anos completos. Na rede municipal, a modalidade atende desde a alfabetização de jovens e adultos até a finalização dos anos iniciais do ensino fundamental. Ao todo, são três anos para a conclusão dessa fase. Mesmo que o candidato não possua documentação escolar, poderá realizar a matrícula, desde que apresente o documento pessoal e comprovante de endereço. Nesse caso, a escola fará uma avaliação e o nivelamento em uma turma de acordo com os seus conhecimentos.

Fabíola Correia, apoio técnico professora da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Gereja), explica que não há idade determinada para ser alfabetizado e que nunca é tarde para jovens ou idosos buscarem a cidadania, inclusive pela alfabetização. “A Gereja convida a todos que não tiveram oportunidade de iniciar, continuar ou concluir seus estudos a procurarem uma instituição escolar da Rede Municipal de Educação (RME), estamos esperando vocês”, diz Fabíola.

Veja quais escolas municipais atendem o EJA

Fotos: SME
Legenda: Jovens e Adultos podem se matricular na EJA, em qualquer época do ano e sem documentação escolar

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia