Luiz Jayme, superintendente executivo do Banco PAN, fornece dicas e instruções para sair da crise financeira com empréstimo consignado
Em tempos de crise financeira o empréstimo é sempre uma alternativa para quem está com a renda comprometida em razão de gastos imprevisíveis. Mas a decisão sobre que tipo de crédito usar deve ser bem avaliada para que não seja motivo de novas preocupações no futuro. O empréstimo consignado é uma boa alternativa que os servidores públicos podem contratar para amenizar a crise provocada pela pandemia de Covid 19.
O superintendente Executivo – Comercial do Banco PAN, Luiz Jayme, afirma que há uma forma de usar o empréstimo consignado, para aliviar o bolso e estresse causados pelas dívidas, de forma consciente para não permanecer por muito tempo ou entrar em uma crise financeira. O crédito consignado apresenta a menor taxa de juros do mercado, sendo até dez vezes menor que outras modalidades, oferecendo muitos benefícios. “Esta linha de crédito é excelente e diferenciada, mas precisa ser utilizada de forma bastante consciente e com muita disciplina”, afirma Jayme.
Quitar dívidas
Segundo ele, é necessário optar pela quitação das dívidas com incidência de maiores juros, tais como cheque especial, cartão de crédito, parcelamento e pagamento mínimo das faturas. “A decisão de utilizar o empréstimo consignado deve ser feita de forma bem organizada, priorizando o controle das despesas, e é importante estabelecer limites para não gastar mais do que pode comprometer do orçamento”, explica Luiz.
Fernando Weigert, diretor da Neoconsig, empresa de empréstimo consignado que desde 2010 atua no mercado financeiro, afirma que a empresa tem firmado parcerias estratégicas para ajudar os clientes nesta época de pandemia.
A linha direta com o 0800 atende de forma diferenciada a mais de 5 mil clientes semanalmente, informando e facilitando o acesso ao crédito e a outros produtos, como seguros, compras, investimentos, etc. A Neoconsig tem parceria com o Clube de Descontos Use Mais, plataforma que disponibiliza acesso a descontos de até 70% em mais de 800 estabelecimentos, estando disponível em restaurantes, turismo, compras de diversos produtos e até veículos, além de facilidades na compra de produtos e cashback.
“Estamos buscando, em conjunto com os parceiros credenciados, encontrar alternativas que facilitem o dia a dia e gerem tranquilidade. Os processos de carência nas operações de empréstimo são acompanhados pela nossa equipe e já estamos preparando tudo para que, no retorno dos débitos, tudo ocorra de forma tranquila e com facilidade de comunicação dos nossos clientes e as Instituições Financeiras. Sabemos que este momento é transitório, e continuamos trabalhando para que todos saiam fortalecidos deste período e com suas finanças ainda mais equilibradas”, afirma Weigert.
Outros fins
O recurso do empréstimo consignado pode ser utilizado para outros fins, além do pagamento de dívidas. O consultor cita a ampliação e reforma de um estabelecimento, a compra da casa própria ou abertura de um novo negócio. “Varia bastante entre as diversas oportunidades e necessidades de cada cliente que resolve adquirir o benefício. Se utilizado de forma controlada e dentro do orçamento, a linha de crédito pode desenvolver um papel relevante em tratamentos na área da saúde e ajuda a familiares”, observa.
Mas antes de assumir uma nova dívida, o consultor orienta que se faça um planejamento de como irá pagar, quais despesas serão reduzidas ou quitadas para depois assumir um novo compromisso, não tendo dívidas maiores. Na opinião de Jayme, usar o crédito para valorização de patrimônio, dependendo do custo de oportunidade, também pode valer a pena avaliar.
Ele chama atenção para outro ponto a ser avaliado ao optar por essa modalidade de crédito: a segurança. “Ao adquirir o crédito consignado é importante avaliar as instituições que garantem maior segurança na operação. É importante lembrar que só se deve contratar diretamente nas instituições credenciados e pesquisar as ofertas de juros, prazos e melhores condições na contratação ”, finaliza o consultor.
Tags: economia, neoconsig