“Saúde mental deve ganhar mais espaço nos postos de saúde”, diz Vinny Gomide 

20 de setembro de 2024 às 17:32

Vinny quer quebrar o tabu sobre a temática para que mais pessoas possam ser assistidas logo no início do tratamento

Vinny Gomide quer que a saúde mental ganhe mais espaço na rede primária de atendimento de Goiânia. Para isso, ele quer promover campanhas para que haja conscientização sobre o problema que afeta grande parte dos brasileiros. Tudo isso para reduzir o estigma associado a transtornos mentais e incentivando o suporte e o tratamento adequados. 

“A gente precisa ter uma atenção redobrada quando falamos em saúde mental. Estamos vivendo uma nova pandemia: a da ansiedade e da depressão. E, por mais que ainda seja falado, ela ainda é vista como um tabu. E informações claras, de prevenção e de tratamento devem estar ao alcance de todos”, pontua. 

Ainda na área da saúde, Vinny quer campanhas de conscientização de outras doenças, como diabetes, hipertensão e câncer. Tudo isso para promover o diagnóstico precoce e  tratamento correto para evitar maiores complicações ao paciente. Vinny quer ainda que haja o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde e criar ouvidorias para que todos possam participar das decisões, apresentando sugestões e reclamações de forma eficiente. 

Fiscalizar e realizar auditorias regulares nas unidades de saúde e que os relatórios sejam de conhecimento público sobre atendimentos, investimentos e resultados. Tudo isso para que seja garantido a transparência e o uso responsável dos recursos.