Nesta edição da Coluna Expresso 360 nas Eleições, com Leon Safatle, o especialista responde pergunta de um internauta, que tinha dúvida se um candidato pode ser cassado em mais de uma situação
Você sabia que um candidato pode ser cassado em mais de uma situação durante as eleições? Esta era a dúvida de um internauta que repercutiu o episódio número três do E360 nas Eleições, O Que Pode Causar a Cassação de Um Político.
E a resposta é que sim. Isto pode acontecer mais de uma vez.
(Confira o vídeo do E360 nas Eleições 2020)
Isto acontece porque existem três momentos em que um candidato pode ser cassado: ele perder o registro de candidatura, o diploma de candidatura ou o mandato cassado. E a cassação pode acontecer em qualquer um desses momentos, por motivos diferentes.
(Confira o podcast do E360 nas Eleições 2020)
O que vai diferenciar é o momento da eleição. Isto porque a cassação de registro acontece quando o candidato perde o direito de concorrer ao pleito; a cassação do diploma acontece quando o político já foi eleito, mas não foi empossado; e a perda do mandato se dá após o momento da diplomação, quando o político já tem mandato.
Confira outras edições do E360 nas Eleições 2020:
Assinaturas de políticos já filiados impediram viabilização do Aliança Pelo Brasil ainda em 2020
Eleições 2020 só podem ser adiadas por meio da aprovação de uma PEC
Janela partidária: saiba quem pode mudar de partido até o dia 4 de abril
Ou seja, sim. Um candidato pode ser cassado nos três momentos, por fatos diferentes.
Por exemplo, se o candidato tem três Investigações Judiciais Eleitorais (AIJE), uma por abuso de poder religioso, uma por abuso de poder econômico e uma por rejeição de contas de campanha, ele pode ser cassado nas três situações, por fatos diferentes. Isto vai depender do andamento do processo judicial.
Confira o episódio: O Que Pode Causar a Cassação de Um Político
Tags: Cassação, Direitor Eleitoral, Expresso 360 nas eleições, Leon Safatle, politica