Ouvidoria de Goiânia atende 9.847 manifestações e realiza 420 visitas institucionais em 2023

Gestão trabalha com foco nos atendimentos de demandas da população, na busca da qualidade dos serviços, bem como na promoção da transparência dos gastos públicos

3 de janeiro de 2024 às 08:11

Foto: Divulgação

A Ouvidoria Geral de Goiânia, estrutura vinculada à Controladoria-Geral do Município de Goiânia, órgão central de controle interno da municipalidade, acumula uma série de conquistas ao longo de 2023, fruto de uma gestão com foco nos atendimentos de demandas da população, na busca da qualidade dos serviços, bem como na promoção da transparência dos gastos públicos.

Com relação às demandas da população, 9.847 manifestações foram atendidas e 3.524 pedidos de acesso à informação foram solicitados. No ano de 2023, também foram realizadas 16 ações de benchmarking (troca de experiências e boas práticas com a finalidade de melhoria organizacional), em diversos eventos institucionais.

Na área de capacitação, a Ouvidoria Geral do Município esteve presente nos diversos órgãos do município, totalizando 420 visitas institucionais, para a capacitação em orientação dos servidores.

“Ouvir é um sentido e uma das ações humanas mais básicas e elementares na comunicação e uma atividade relevante quando se trata de ações utilizadas pelos gestores para prestar contas”, afirma o controlador-geral do município de Goiânia, Colemar Moura.

Dentre as conquistas está o alto nível de transparência com a segunda posição entre municípios com mais de 200 mil habitantes, pelo Portal da Prefeitura da Capital. Goiânia registrou 86,05% de transparência segundo o ranking divulgado pelo Radar Nacional da Transparência Pública 2023.

O Radar Nacional da Transparência Pública 2023 avaliou 8.045 portais em todo o Brasil, incluindo 4.088 municípios brasileiros. A média da esfera municipal registrou porcentual de 67,07%, e a média do Poder Executivo alcançou 71,05%.

Para a Controladoria-Geral do Município de Goiânia (CGM), a posição alcançada pela Prefeitura é expressiva e mostra o empenho da gestão do prefeito Rogério em dar cada vez mais transparência aos atos da administração municipal. Segundo o prefeito, a transparência “abre espaço para a participação popular no acompanhamento das políticas públicas definidas em programas de governo”.
Para realizar manifestações, acesse o site www.goiania.go.gov.br, link Ouvidoria, no endereço: Avenida do Cerrado, n° 999, Bloco C, 1° Andar – Park Lozandes, ou e-mail ouvg@goiania.go.gov.br.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Tags: