Goiânia: Secretário de Finanças pede que população abrace o Programa Centraliza

Vinícius Henrique Alves aposta na sensibilidade dos vereadores para a aprovação do projeto de Lei, em tramitação na Câmara Municipal, que trata do Plano de Requalificação do Centro de Goiânia para incentivar o desenvolvimento econômico da região

8 de dezembro de 2023 às 11:34

Foto: Sefin

O secretário municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Henrique Alves, ao destacar a importância do Plano de Requalificação do Centro de Goiânia, Programa Centraliza, em entrevista à jornalista Cileide Alves, da Rádio CBN Goiânia, nesta última quinta-feira (7/12), pediu que os goianienses abracem o projeto da Prefeitura.

Segundo o titular da Sefin, o Centraliza é dividido em sete eixos temáticos, com o objetivo de promover ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos. “Trata-se de um projeto geral, bem completo, e não pontual como os apresentados em gestões anteriores. Por isso, precisamos que a população abrace esse projeto, pois o nosso Centro precisa urgentemente de requalificação, que trará dignidade para quem vive e trabalha na região”, afirmou Vinícius Alves.

A proposta que trata do Plano de Requalificação do Centro de Goiânia foi entregue na manhã desta quinta-feira (7/12) à Câmara Municipal, pelo prefeito Rogério. O texto prevê incentivos para o desenvolvimento econômico da Região Central.

Segundo o titular da Sefin, o projeto de requalificação tem por objetivo valorizar moradores e comerciantes locais, por meio de incentivos fiscais no IPTU, ITBI e Taxa de Localização, com descontos que chegam a dez anos. São benefícios para imóveis comerciais que forem submetidos a reformas retrofit, que preservam a arquitetura original, recebendo 100% de isenção do IPTU por um período de cinco anos, e 40% por mais três anos.

Os imóveis comerciais situados em regiões com potencial econômico terão isenção total do ITBI dentro de um período de cinco anos. Já os comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, terão isenção do IPTU de 100% por três anos, e 40% por mais dois anos. A proposta prevê outros incentivos fiscais e urbanísticos visando fortalecer o comércio, gerando empregos e atraindo novos investimentos para a região. “O Programa Centraliza é um dos maiores projetos de requalificação da Região Centro-Oeste nessa modalidade”, pontuou Vinícius Alves.

Apesar de o programa contar com sete eixos temáticos importantes, Vinícius explicou que aquele que trata das mudanças na legislação é o que mais merece destaque. “Se os vereadores acreditarem nesse projeto e o aprovarem, só essa nova roupagem do urbanismo da Capital, que é a alteração do Plano Diretor e do Código de Edificações, já é suficiente para que a gente tenha um apelo para atração de investimentos e retomada do setor econômico na região”, disse.

Sobre as alterações que tratam de incentivos aos estacionamentos, o secretário afirmou que são duas realidades – incentivar os estacionamentos verticais, que é uma tendência dos grandes centros urbanos do País, e também os horizontais, que perderam clientela ou fecharam suas atividades. “Por que os incentivos aos estacionamentos? Porque nós acreditamos que esse projeto vai sair do papel e mudará a realidade do Centro de Goiânia, por isso vamos precisar de vagas”, afirmou o secretário.

Polo gastronômico
Vinícius Alves ressaltou a importância da participação de institutos, associações, sindicatos, representantes do setor produtivo nas discussões sobre o projeto de requalificação do Centro. “Foram meses de muito trabalho e estudos da nossa equipe para conseguir viabilizar benefícios fiscais para fortalecer o comércio e atrair novos negócios, valorizando a região”, disse.

O secretário destacou dois projetos sugeridos pelo prefeito Rogério: a criação de um polo gastronômico na área do Jóquei Clube para a iniciativa privada, e a revitalização completa do Bosque dos Buritis, com a instalação no lago de uma fonte de espetáculo das águas.

Ao final da entrevista, Vinícius Alves disse apostar na aprovação do projeto de Lei que o prefeito Rogério levou à Câmara Municipal, para que as mudanças possam ocorrer no início do próximo ano.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Tags: