Documentos foram entregues durante a 5ª Mostra Pedagógica, promovida pela Rede de Núcleos Musicais, no Teatro Goiânia. Evento contou com apresentações dos alunos dos cursos de flauta, violino, violão, viola clássica, canto, coral e acordeon
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoveu na noite desta última segunda-feira (4/12), no Teatro Goiânia, a 5ª Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Núcleos Musicais da Orquestra Sinfônica de Goiânia, e certificou 174 alunos que participaram do curso de iniciação musical em flauta, violino, violão, viola clássica, canto, coral e acordeon. Do total de alunos, 12 deles têm Síndrome de Down e formam a turma de inclusão.
O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, deu as boas-vindas aos alunos e suas famílias que estavam na plateia e destacou a importância do trabalho pedagógico da Orquestra. “Sempre admirei e admiro muito o trabalho da Orquestra, de forma geral, em todos os projetos e ações realizados durante o ano, e destaco especialmente este trabalho educativo, de formação e iniciação musical que atende tantos alunos e ensina crianças especiais. Todos estão de parabéns pelo trabalho e pelo aprendizado conquistado”, afirmou.
O secretário pontuou ainda que a Prefeitura segue empenhada em colocar em prática a proposta de reestruturação da Orquestra. “Foi um ano de muito trabalho e nós reconhecemos o que é preciso em relação à valorização dos músicos. Tem sido uma das prioridades da gestão, está em fase de avaliação orçamentária e acredito que teremos boas novas em 2024”, pontuou o Zander Fábio.
Aliene Divina é mãe do aluno Ian Rodrigues Martins, 14 anos, um dos que recebeu certificado na mostra pedagógica e encantou quem estava na plateia. “Meu filho é diagnosticado com T-21 (Síndrome de Down) e para ele, para nossa família, este é um projeto maravilhoso, pois não há muita abertura social, eles enfrentam muitas dificuldades e este projeto ajuda muito. Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo apoio da musicalização inclusiva. Em especial, agradeço à Prefeitura de Goiânia, que acredita e mantém este projeto ativo”, afirma Aliene Divina.
Formação musical
A Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia, criada pela Lei Municipal nº 10.149 de 12 de abril de 2018, e alterada por meio da Lei nº 10.455, de 09 de janeiro de 2020, é um programa de formação musical da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e tem como meta principal propor, manter e subsidiar iniciativas na área da educação musical em regiões da Capital, possibilitando a formação de estudantes de música, a integração e inclusão social, além do desenvolvimento de valores culturais e sociais.
A rede atua também no auxílio a estudantes de música que buscam a profissionalização na área, por meio de um programa de incentivo que beneficia bolsistas estudantes de música na cidade, o que possibilita a atuação de três grupos musicais que têm colaborado com a cultura da cidade: a Banda Juvenil de Goiânia, o Coro Juvenil de Goiânia e a Orquestra Jovem Municipal de Goiânia Joaquim Jayme.
Atualmente, a rede atende 225 alunos em 27 turmas de formação musical e aulas realizadas diariamente no Grande Hotel. O prazo para renovação de matrículas de alunos veteranos para 2024 vai de 11 a 26 de dezembro deste ano.
Zander Fábio informa que em janeiro, a Secult lançará um novo edital para alunos novatos, com vagas para todas as turmas. Os interessados devem acompanhar as redes sociais da secretaria.
Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia
Tags: Goiânia