Com sistema de informatização moderno e eficiente, Terminal Hailé Pinheiro entra em operação neste sábado (16/9)

Local conta a ajuda da tecnologia para promover um transporte mais ágil e seguro. "Planejado para melhorar a mobilidade e a experiência dos usuários do transporte público", ressalta o prefeito Rogério

16 de setembro de 2023 às 12:00

Foto: CMTC

O Terminal Hailé Pinheiro entra em operação neste sábado (16/9) com um moderno e eficiente sistema de informatização, que inclui painel de LED, mapa sinóptico do BRT Norte-Sul, 44 câmeras de videomonitoramento integradas aos sistemas de segurança pública do município e do Estado, totens eletrônicos e equipamentos de autoatendimento.

O local é mais um marco da gestão do prefeito Rogério, que também entregou o Terminal Isidória e Terminal Paulo Garcia, para transformar a mobilidade de Goiânia. O conjunto fortalece a infraestrutura de transporte público da Capital.

O terminal integra o sistema BRT Norte-Sul e, segundo o prefeito Rogério, foi instalado para promover uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. “Assim como os terminais inaugurados em nossa administração, a exemplo do Isidória, Recanto do Bosque e Paulo Garcia, o Hailé Pinheiro conta com inúmeros avanços tecnológicos”, disse durante a inauguração. “Todos foram planejados para melhorar a mobilidade e a experiência dos usuários do transporte público”, acrescentou o prefeito.

Na entrada do novo terminal, um painel de LED disponibiliza informações sobre as linhas atendidas e os horários em tempo real de partidas dos ônibus. Além disso, o novo terminal conta com totens e sistemas de sonorização com orientações aos passageiros. O terminal também está equipado com sinalizações, placas orientativas e máquinas de autoatendimento que integram o sistema informativo do local.

Um mapa sinóptico do BRT Norte-Sul também compõe esse sistema e vai apresentar a conexão de diversas linhas de ônibus. Além de destacar as rotas e estações do BRT, o mapa vai mostrar como o corredor se integra aos pontos de interesse público ao longo do caminho.

Segurança
A segurança é outra prioridade, com um sistema de 44 câmeras conectadas à Central de Controle Operacional do RedeMob Consórcio e às centrais de monitoramento do município de Goiânia e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

De início, a expectativa é que o sistema de segurança beneficie mais de cinco mil pessoas que devem passar pelo terminal diariamente. O local também conta com uma sala para Polícia Militar e uma área de apoio e refeitório para os profissionais que trabalham no transporte público coletivo.

Em resumo, segundo o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, o projeto transmite uma “declaração de que a mobilidade integrada é o futuro das cidades em crescimento”. “Priorizamos a segurança dos usuários e vamos utilizar a tecnologia para melhorar o sistema de transporte público. Em virtude dessa nova política da gestão do prefeito Rogério, Goiânia é reconhecida, hoje, por inovar e transformar a mobilidade. Inclusive, a nossa cidade é a 23ª mais inteligente do País”, disse.

Por conta de todas essas inovações tecnológicas, os ônibus que passam pelo Terminal Hailé Pinheiro devem desenvolver uma velocidade média entre 22 e 26 km/h, que deve impactar em um ganho de tempo de viagem esperado de até 40%.

Novo terminal
O terminal Hailé Pinheiro conta com duas plataformas de embarque e desembarque que vão atender, além do BRT, outras 12 linhas que ligarão os diversos bairros da região. O local também vai ampliar seis linhas e criar dois novos destinos. Três linhas serão encurtadas, ou seja, terão uma rota menor.

Assim como outros terminais de Goiânia, o Haillé Pinheiro nasce com o novo conceito de espaço aberto. Desta forma, as validações das viagens são feitas dentro dos ônibus e os embarques realizados pela porta da frente. A expectativa é de que o terminal receba um fluxo médio de 280 viagens diariamente.

Confira as linhas de ônibus do novo terminal

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Tags: