Ferramentas traz benefícios a municípios brasileiros, com casos de sucesso em diferentes regiões
Um problema comum aos motoristas brasileiros é a dificuldade em encontrar vaga em áreas centrais de médias e grandes cidades do País. Devido ao aumento da frota de veículos, o uso de ferramentas tecnológicas que auxiliem na organização do trânsito tornou-se fundamental.
Em Piracicaba, interior de São Paulo, por exemplo, foi implantado o sistema de estacionamento rotativo em 2016. Segundo a empresa que o administra, o serviço, chamado Zona Azul Piracicaba, concentra os principais meios para a eficaz rotatividade de vagas e universalização dos meios de pagamentos, gerando facilidade aos usuários. O sistema se tornou um aparato tão positivo na cidade ao propor benefícios de mobilidade, que o case foi premiado como estacionamento-modelo em vias públicas do Brasil.
Já em Santa Catarina não foi diferente. O estacionamento rotativo tem sistema de gestão completo, que foi elaborado com o objetivo de organizar o trânsito na região metropolitana e, principalmente, possibilitar maior mobilidade, democratização e rotatividade das vagas públicas. Só em Biguaçu, localizada a 28 km de Florianópolis, são mais de 660 vagas de zona azul, sendo 33 exclusivamente para idosos e 13 para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).
Recurso Sustentável
Outro case de sucesso é a Nova Zona Azul de Governador Valadares, cidade localizada no interior de Minas Gerais. Utilizando o aplicativo Nova Zona Azul Valadares, o usuário do estacionamento tem diversas possibilidades, como pagar pelo serviço utilizando o cartão de crédito ou débito e localização dos estabelecimentos comerciais que vendem o cartão de estacionamento.
Com o aplicativo, o usuário ainda preserva o meio ambiente, já que não será preciso fazer o uso do cartão descartável. Além dos benefícios para o motorista, a Nova Zona Azul de Governador Valadares mudou a dinâmica no comércio do centro da cidade, onde a população procura por lojas, restaurantes e serviços públicos. Com o estacionamento rotativo, ficou mais fácil encontrar vagas próximas ao local de destino, o que também trouxe retorno para o comércio.