No Brasil, a empresa presta suporte à comitiva e também se prepara para os desdobramentos da missão nos próximos meses
A Times Comunicação está em solo chinês. Desde o dia 8 de junho, embarcou na Missão Goiás China com um grupo que reúne 28 empresários e membros do governo goiano numa agenda de negócios que segue até o dia 23 de junho. A equipe de imprensa e marketing da agência atua no projeto desde a sua concepção, em março, contribuindo com as estratégias de comunicação entre os membros da delegação com empresas e entes públicos do país asiático.
Enviado à China, o CEO da Times, Leandro Coutinho, foi escalado pela Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) para liderar a cobertura das reuniões bilaterais, documentar as intenções das partes e auxiliar as empresas a formular suas estratégias de negócios. “Foram dezenas de reuniões preparatórias e vários meetings realizados num mesmo dia em solo chinês. A comunicação B2B é sempre desafiadora e ganha patamares ainda mais elevados quando envolve culturas tão diferentes. Por isso a estratégia de comunicação é decisiva”, afirma Coutinho.
Além do trabalho intenso durante a missão, a Times Comunicação seguirá participando da interlocução que será desdobrada nos próximos meses. As rodadas de negócios em que forem identificados pontos de convergência terão sequência em agendas remotas. “Alguns empresários chineses estão se organizando para irem a Goiás no segundo semestre e também terão o suporte da Times para aprimorar seu diálogo com o mercado goiano”, diz o CEO.
Essa não é a primeira experiência do corpo diretivo da agência de comunicação em missões internacionais. Em 2014, a sócia e diretora de estratégias digitais Ana Carolina Carvalho coordenou a comunicação do Brasília Sem Fronteiras, projeto de intercâmbio de estudantes e servidores públicos do Governo do Distrito Federal e acompanhou uma das comitivas em Washington D.C (USA). “Por meio de estratégias bem definidas de comunicação e articulação política nós conectamos pessoas de diferentes países em projetos em que ambas nações saem ganhando”, destaca a diretora.
Missão
A missão em terras chinesas terá duração de 14 dias, com retorno previsto para o dia 22 de junho. Entre os participantes da comitiva estão o presidente-executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial), Edwal Portilho Tchequinho; o presidente da Associação Comercial de Goiás (Acieg), Rubens Fileti; o representante da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Veter Martins e representantes do governo e municípios.
Além da ampla perspectiva de investimentos em infraestrutura, também chamou atenção dos empresários chineses o compromisso do Governo de Goiás com a responsabilidade fiscal. Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela ressaltou que a determinação da atual gestão é de que as obras só sejam iniciadas quando há todo o recurso financeiro em caixa. “Temos um governo equilibrado no setor fiscal, com recursos provisionados e com ambiente positivo de negócios”, garantiu.
Missão Goiás China
A Missão Goiás China é liderada pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e pelo presidente da Acieg, Rubens Fileti. A entidade escalou além de seu presidente o vice-presidente Thiago Falbo e o diretor de Comunicação, Leandro Coutinho, para prestarem suporte aos empresários que integram a delegação. Adial, Faeg e SGPA também enviaram representantes à China. A missão teve início na capital Pequim e se encerra em Shangai, passando pelas cidades de Zhengzhou, Luoyang, Langfang, Xiong’an e Jinan.