TCM participa do Megaconf 2023 com abordagem sobre Inovações Tecnológicas na gestão pública

19 de abril de 2023 às 17:40

O Megaconf 2023 reuniu cerca de 200 participantes, dentre autoridades, gestores e servidores públicos municipais e representantes de empresas ligadas à prestação de serviços aos municípios. O evento promovido pela empresa goiana Megasoft Informática teve a presença de prefeitos e palestras com especialistas em gestão pública.
Prestigiaram o seminário os presidentes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro, e da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlos Alberto Andrade (Carlão da Fox).
Para a advogada e gestora Emília Andrade, diretora e sócia da Megasoft, uma gestão eficaz passa necessariamente por um processo de inovação. A advogada ressaltou que inovar significa encontrar a melhor maneira para que se atinja o resultado desejado. “A tecnologia está nas nossas vidas como mais uma ferramenta de construção do progresso. Os órgãos publicos existem para garantir o progresso da sociedade e para que esse objetivo seja alcançado é imprescindível o uso das inovações tecnológicas”, afirma.
A diretora ressalta ainda, que, para inovação o tamanho do municipio não é um pré-requisito, porque pode acontecer em todas as escalas, sendo respeitada cada particularidade e necessidade. “A realização do MegaConf com a participação de servidores de todo o estados de Goias visa fomentar o conhecimento e instigar cada gestor sobre o poder da gestão inovadora como fator de impacto social”, diz Emília.
Palestrante no evento, Diego Ramalho Freitas, subcontrolador de Governo do Estado de Goiás, abordou o tema Transparência e Participação do Cidadão: Como Inovar na Gestão Pública Municipal. O gestor de políticas públicas destacouou a importância das prefeituras estarem buscando inovações para as suas gestões. “Num país democrático e com toda a evolução tecnológica, todas as inovações isso tem ficado mais fácil”, argumenta.
De acordo com Diego, o evento é importante para a vanguarda da inovação porque consegue mostrar soluções a pequenas e grandes prefeituras apresentando ferramentas que de fato pode atingir o objetivo no município.
Secretário executivo de Transformação Digital da Prefeitura do Recife, Rafael Figueiredo falou sobre a modernização de Recife que hoje conta com um sistema de gestão entre os mais inovadores do país, com mais de 70% dos serviços prestados pela prefeitura digitalizados.
De acordo com Rafael, que é um verdadeiro empreendedor público, a prefeitura que não inovar com novas tecnologias de gestão não conseguirá prestar um bom serviço ao cidadão. “A desculpa da falta de dinheiro não cabe mais. É preciso a consciência de que não existe uma solução pronta, porque tudo depende da rotina daquela localidade”, ressaltou.