Quantidade de pessoas investindo na bolsa de valores e no Tesouro Direto aumentou significativamente nos últimos meses
O número de pessoas operando na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, aumentou expressivamente nos últimos anos. Os últimos dados divulgados pela instituição apontam que 919 mil investidores venderam e compraram ações na bolsa no mês de fevereiro. A expectativa é chegar a 1 milhão nos próximos meses. A diminuição da taxa de juros é uma das motivações da procura por ações, já que guardar dinheiro na poupança deixa de ser vantajoso.
A expectativa em relação à aprovação da Reforma da Previdência também fez o brasileiro procurar outras alternativas de renda, para garantir um futuro financeiramente confortável. O investimento no Tesouro Direto é outra opção que tem chamado a atenção dos brasileiros e já cresceu 47,7% nos últimos meses, atingindo 845 mil participantes. Só em janeiro, foram registrados 58,8 mil novos investidores ativos. As informações foram divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia.
Economizar em compras de rotina, evitando desperdício e gastando de forma inteligente, pode ser o primeiro passo para ter mais capital na hora de investir. Rafael Seabra, especialista em Finanças, explica que poupar e planejar devem ser atitudes diárias. “A sugestão é que, se você pretende controlar as suas despesas, planeje com antecedência as suas extravagâncias”, avalia.
Uma das formas de economizar diariamente é fazer parte de um clube de descontos como o Use Mais, que têm parceria com mais de 800 lojas físicas e virtuais. A participação no clube é gratuita. Para começar a usar, basta fazer o cadastro no site da empresa e aguardar aprovação dos dados. Entre os segmentos mais procuradas pelos membros estão alimentação, vestuário e entretenimento.
Tags: economia, Finanças, Negócios