Luiz Felipe Gabriel, consultor de empresas com mais de 30 anos de experiência em pesquisa de mercado e opinião pública, diz que criação da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa foi marco da profissionalização do segmento
Com a aproximação do período eleitoral, várias pesquisas de intenção de voto começam a ser divulgadas pelas emissoras de TV, portais de notícias e demais veículos de comunicação. Esse tipo de pesquisa se popularizou no Brasil na década de 1990 e, desde então, várias mudanças aconteceram neste mercado que atende partidos políticos e candidatos que pretendem disputar as eleições.
Segundo o consultor de empresas Luiz Felipe Gabriel Gomes, CEO do Instituto Verus, o segmento de pesquisas de opinião pública sofreu mudanças significativas nos últimos 30 anos. Com formação em Comunicação Social e especialização em Administração de Marketing, ele destaca um marco muito importante para a área de pesquisas de opinião no país, que foi a fundação da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP) em 1994.
Luiz Felipe explica que as empresas que se filaram à ABEP assumiram o compromisso de seguir um Estatuto e um Código de Ética muito rigoroso estabelecido pela ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research. “A ABEP trouxe esse Código de Ética da ESOMAR para o Brasil e o colocou como princípio fundamental a ser seguido pelas empresas que se filiassem à associação”, pontua. Segundo Luiz Felipe, a criação da ABEP foi o marco que impulsionou a profissionalização do segmento no Brasil.
Tags: Anos 90, brasil, Marketing, Verus